quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Os Gemidos na Intercessão



"Até a minha chegada, aplica-te à leitura, à exortação, ao ensino." 1Timóteo 4:13


O clamor do Espírito Santo é por demais profundo para as palavras humanas. Assim ele se torna gemido dentro dos nossos corações e manifesta um desejo intercessório tão infinito que é impossível ser totalmente expresso” por Wesley L. Duewel



O que é gemido?
Oração em gemidos é uma oração sem palavras, mas em suspiros. Diferente da oração em línguas, os gemidos não podem ser expressos por palavras. Os gemidos acontecem, muitas vezes, nos quartos fechados, no choro, na angústia e na solidão.
Exemplo: Em 1 Samuel 1:13-18, "Ana gemia. Som nenhum saía, mas os seus lábios se mexiam".
Estas experiências podem parecer irracionais, mas na realidade são experiências supra-racionais, ou seja, acima do raciocínio humano e dentro da medida da permissão de Deus. Neste dia Ana foi confundida como se estivesse bêbada, porque as palavras não saiam da boca.
No trecho de Romanos 8:18-26 temos três gemidos de diferentes origens:
1- Gemidos da Criação e Natureza;
2- Gemidos do homem nascido no Espírito;
3- Gemidos do Espírito Santo.

Exemplos na Palavra de gemidos:

Ouvindo Deus o seu gemido, lembrou-se da sua aliança com Abraão, com Isaque e com Jacó.Êxodo 2:24.
Porque em vez do meu pão me vêm gemidos, e os lamentos se derramam como água?” Jó 3:24.
Estou cansado de tanto gemer; todas as noites, faço nadar meu leito, de minhas lágrimas o alago.” Salmos 6:6.
Por causa da opressão dos pobres e do gemido dos necessitados, eu me levantarei agora, diz o Senhor; e porei a salvo a quem por isso suspira” Salmos 12:5.
Lembro-me de Deus e passo a gemer; medito, e me desfalece o espírito” Salmos 77:3.
Chegue à tua presença o gemido do cativo; consoante a grandeza do teu poder, preserva os sentenciados à morte” Salmos 79:11.
Para ouvir o gemido dos cativos e libertar os condenados da morte” Salmos 102: 20.
A terra geme e pranteia, o Líbano se...” Isaías 33:9.
Todos nós... continuamente gememos...” Isaías 59.11.
Por isso, o meu coração geme como flautas por causa de Moabe, e como flautas geme por causa dos homens de Quir-Heres; porquanto já se perdeu a abundância que ajuntou...” Jeremias 48:36.
Sabemos que toda criação geme...” Romanos 8:2.
...também gememos em nós mesmos...” Romanos 8:23.
... gememos, desejando ser revestidos da...” 2 Coríntios 5:2.
.... estamos neste tabernáculo, gememos...” 2 Coríntios 5:4.

Pelo que gememos?
  • Saudade do nosso lar eterno.
  • Busca de uma intimidade maior com Deus, interrompida e limitada pela nossa condição de ser humano.
  • Inconformismo pelo pecado, pela perversão do mundo em que fomos inseridos.
  • Gememos e esperamos o estado final da nossa salvação.
  • Desejo ardente de entrar na verdadeira liberdade e plena posse da adoção, revestido do corpo glorioso com todas as faculdades em funcionamento pleno (2 Coríntios 5:1-10).
  • Pelas nossas cidades, nação e pelo mundo.
  • Pela igreja.
  • Pelos entes queridos.

Dores de parto
Paulo gemia pelos gálatas e chegava a sentir dores de parto para ver Jesus sendo formado neles (Galatás 4:19). Para dar à Luz ou santificar uma igreja havia dores de parto (2 Coríntios 2:4).

Orar em gemidos é uma forma de intercessão:

Orar com gemidos, orar em angústia não importando se com palavras ou sem palavras apenas orando. No caso de Elias, ele orou pela chuva e estava gerando em intercessão aquilo que foi prometido por Deus.
Então disse Elias a Acabe: Sobe, come e bebe, porque há ruído de uma abundante chuva. E Acabe subiu a comer e a beber; mas Elias subiu ao cume do Carmelo, e se inclinou por terra, e pôs o seu rosto entre os seus joelhos. E disse ao seu servo: Sobe agora, e olha para o lado do mar. E subiu, e olhou, e disse: Não há nada. Então disse ele: Volta lá sete vezes. 1 Reis 18:41-43
Em Lucas 22:39-46 vemos exemplos das dores que Jesus sentia quando orava ao Pai. Atualmente vemos não raramente pessoas se quebrantando e tendo dores intensas de parto pela situação da Igreja ou de um país ou nação.

Gemidos no Espírito Santo

Em Romanos 8:26-27 diz que o Espírito nos assiste, nos ajudando nas fraquezas da situação humana. Nossa fraqueza é que não sabemos como orar. Precisamos da revelação do Senhor, de buscar a mente de Deus. Mas o Espírito intercede por nós e intercede com gemidos inexprimíveis.
Aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos, pois existe a harmonia do Espírito para com Deus e da mente de Deus para com o Espírito Santo.
Os gemidos nascidos do Espírito estão sempre de acordo com a vontade de Deus. O Espírito não vai desejar outra coisa senão a vontade de Deus (Efésios 3:20).
Não se pode separar o gemido genuíno do espírito do homem do gemido do Espírito Santo, pois os dois se fundem num só, para gemer, para transformar, para salvar, mudar. Ele faz o papel de intercessor pelos santos, através dos santos.
Por que os santos não sabem orar como convém? Os santos têm as suas fraquezas humanas, sua falta de discernimento, de percepção e Ele vem ajudá-los através do Espírito Santo.
A dor do parto é a dor que precede o nascer de algo que reside em Deus mesmo. Deus compartilha conosco este gemer. Fazendo-nos participantes também da dor de parto que gera:
  1. Novas vidas
  2. Maturidade
  3. Santidade
  4. Avivamento

Quando Deus diz: “ O clamor do povo chegou até mim”. Na realidade, é o clamor de Deus que desce até o povo, os seus servos e sobe novamente a Deus, pela boca dos seus servos em gemidos e oração pois Deus move a Terra através da oração dos santos. O Espírito Santo usa os nossos corpos para gemer, para sentir a dor, usa nossos lábios para expressar, usa nossos sentimentos para se expressar.

A intercessão do Espírito


A intercessão do Espírito Santo é de acordo com a vontade perfeita de Deus e a necessidade dos santos. Existe um zelo de Deus pelos santos redimidos e comprados por alto preço harmonizando a Mente, a Vontade e o Propósito de Deus com as necessidades dos santo
s.

Então a oração e os gemidos podem ser pela Igreja local, pelo Corpo de Cristo (Efésios 5:26-27), por missões (Povos Não Alcançados), pelo Brasil, pelo avivamento do Brasil, para a conversão de pessoas, pelo movimento de oração entre outros.
O Espírito intercede por nós, através de nós, pela criação, pelos homens e pela igreja. Sem nós, o Espírito fica incompleto na sua intercessão. O resultado desta intercessão com gemidos é:
Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que Ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E os que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou” Romanos 8:28-30
Que privilégio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário